Missão

Ministério da Mulher Igreja Adventista Central de Cachoeirinha Nossa Missão: Inspirarando as mulheres a alcançarem seu pleno potencial em Cristo, capacitando-as a aprofundarem sua vida espiritual, a colocarem a sua fé em ação ao empregarem seus dons a Seu serviço, tomando assim, parte significativa na pregração do evangelho e no apressamento da Volta de Cristo.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sermão Dia Mundial da Oração e Jejum


Sermão
Pessoas Incomuns em um mundo comum

Leitura Bíblica: Romanos 13:11-14

Quando Paulo escreveu aos Romanos, começou o verso 11 deixando claro que eles eram conhecedores dos tempos em que estavam vivendo. Eles sabiam do que acontecia à sua volta. Eles sabiam dos fenômenos
naturais, culturais, políticos, financeiros e religiosos da época. Paulo chamou a atenção deles dizendo que era o momento de despertarem do sono que dormiam; que muitas coisas aconteciam em volta deles, mas por estarem completamente desconectados, sonolentos, e envolvidos com outras prioridades, não as percebiam.

Conheçam o tempo, diz Paulo. Despertem do sono. Abram os olhos. Olhem à sua volta e vejam o que está acontecendo. O dia está chegando!

E a pergunta que quero fazer a você nesta manhã é: Que tempo é este em que vivemos? Estamos nós com os olhos, ouvidos e mente abertos para a realidade que estamos vivendo? Estamos nós percebendo que
está acontecendo algo em nosso mundo que não é normal e o dia tão esperado do retorno de Jesus está chegando?

Reflita junto comigo: Que tempo é este? (Neste espaço o(a) pregador(a) poderá colocar fatos atualizados e regionalizados que sejam relevantes e mostrem a proximidade da volta de Jesus.)

1. Este é o tempo em que um vulcão na Islândia afeta todos os vôos na Europa. Onde um vulcão no Chile afeta os vôos no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Onde as cinzas já deram a volta em todo o mundo.

2. Este é o tempo em que um tsunami que aconteceu no Japão, lá do outro lado do mundo, há algum tempo, afetou a costa de países como Equador, Colômbia e Chile.

3. Este é um tempo em que a sensualidade e a sexualidade estão sendo tratadas de forma cada vez mais banal e profana. Este é o tempo em que os que seguem sua própria consciência querem calar aqueles que
desejam manter a tocha da fidelidade à Palavra de Deus acesa. E, diga se de passagem, como cristãos, nós temos que respeitá-los.

4. Este é o tempo em que temos visto por toda parte líderes religiosos, que deveriam ser fiéis à imutável Palavra de Deus (Isaías 8:20), seguindo sua própria consciência e maneira de pensar desconsiderando o
“assim diz o Senhor”.

5. Este é o tempo em que se gasta mais dinheiro com animais de estimação do que com aqueles que não têm o que comer, onde morar ou o que vestir.

6. Este é o tempo em que a violência cresce em uma escala alucinante, que não há mais lugar em que nos sintamos seguros.

7. Este é o tempo em que não há segurança econômica. Por mais que vejamos progresso por todo lado, vemos também a fragilidade dos mercados financeiros e aquilo que parece estável e forte hoje,
amanhece falido. Aquilo que muitos consideravam improvável acontecer, quase foi uma realidade há seis meses, quando os Estados Unidos quase deram um calote na sua dívida de trilhões de dólares.

8. Este é o tempo em que a família, instituição criada por Deus, e a estrutura da sociedade estão se desintegrando completamente.

Poderia fazer aqui uma lista interminável, mas creio que você captou a idéia. Vivemos em um mundo onde tudo conspira contra aqueles que querem ser fiéis a Deus. Em um mundo que faz de tudo para que nossa
atenção seja sempre desviada do espiritual, onde nossos olhos e ouvidos sejam sempre chamados para algo que desvie nossa mente do plano de Deus. E aí te pergunto: Será possível ser fiel a Deus em um mundo assim? Quem sabe poderíamos argumentar e dizer: no tempo de meus avós ou mesmo no tempo de meus pais era mais fácil ser cristão e andar nos caminhos de Deus. Alguns chegam ao ponto de pensar que por Deus ser amoroso, misericordioso e longânimo, não levará em conta nossa maneira “moderna” de sermos cristãos.

Deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Será que existe um tempo melhor que outro para ser cristão? Será que existiu uma época na história humana que foi melhor para seguir a Bíblia e ser fiel a Deus?

Quero convidá-lo a olhar o que a Bíblia nos diz sobre isto. Lá bem no início, em Gênesis 4-6, a Bíblia nos revela que houve um tempo em que quase tudo o que mencionamos acima era uma realidade. Havia violência, corrupção, imoralidade e descaso total com as orientações de Deus. E isso
chegou a tal ponto, que a Bíblia diz que o “Senhor se arrependeu de ter criado o homem” (Gênesis 6:6).

“A sociedade no tempo presente é corrupta, assim como foi nos dias de Noé. Deus concedeu
ricos dons à longeva raça antediluviana, a apenas um passo do paraíso, e eles possuíam um
vigor físico e mental de que os homens têm agora somente uma pálida idéia; as generosidades
divinas e a força e a habilidade que Deus lhes deu foram porém usadas para fins egoístas, para
satisfazer a apetites ilícitos e para condescender com o orgulho. Eles baniram a Deus de seus
pensamentos; desprezaram Sua lei; calcaram aos pés Sua norma de caráter. Regalaram-se em
prazeres pecaminosos, corrompendo seus caminhos diante de Deus, e uns aos outros. A violência
e o crime enchiam a Terra. Não era respeitada a relação matrimonial nem os direitos de
propriedade; e os clamores dos oprimidos penetraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
Contemplando o mal, os homens transformaram-se à sua imagem, até que Deus não pôde
mais tolerar a sua perversidade, e eles foram destruídos pelo Dilúvio” 
(Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 421).

Creio que o nosso mundo ainda não chegou ao ponto de decadência em que se encontrava o povo antediluviano, pois Deus deixa claro que não mais suportaria a maneira como eles estavam conduzindo sua vida, a maneira como haviam se esquecido dos princípios estabelecidos por Ele para segurança e bem estar físico, social, emocional e espiritual de toda a raça humana.

Em meio a esta realidade, em meio a um mundo onde tudo era comum, Deus encontra alguém incomum. Em meio a um mundo onde era errado e impopular fazer o certo, Deus encontrou alguém que não dobrou seus joelhos a Baal ainda que caíssem os céus. Deus encontrou alguém que se manteve fiel, mesmo que isto custasse o aplauso popular. Deus encontrou alguém que se levantou para defender a verdade e o certo
ainda que fosse chamado de louco e fanático.
“A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” 
(Ellen G. White, Educação, p. 57).

Veja o que a bíblia diz sobre ele:
Gênesis 6:8,9 e 7:1

“Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus. Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.”

Voltemos à pergunta feita no início: Será que existe um tempo melhor que outro pra ser cristão? Será que existe uma época mais favorável a fidelidade e comprometimento total a Deus? Não, não há. O que existe,
sim, é um cristão mais comprometido que outro. É um cristão que decide tirar a primeira hora do dia para passar na presença de Deus na certeza de que se isso não acontecer, não conseguirá vencer os obstáculos
do dia. O que existe, sim, é uma família que decide, custe o que custar, realizar a cada dia o culto familiar clamando pela presença do Espírito Santo. O que existe, sim, são pais desejosos de levarem a seus filhos amor e orientações de Deus por palavras, mas, acima de tudo, pelo exemplo. O que existe, sim, são jovens que, por amor a Jesus, decidem manter-se puros de corpo e mente em um mundo de total impureza. O que existe, sim, é um cristão que foi transformado pela graça, que agora tem um coração transbordante de alegria e que deseja compartilhar esta alegria com os outros. O que existe, sim, é um cristão que entende que necessita de um reavivamento e reforma verdadeiros.
 “Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas.” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128).

Não há maior evidência de que estamos passando pelo reavivamento e reforma do que a obediência total às orientações de Deus. Podemos estar fazendo muitas coisas boas, trabalhando duro na causa de Deus,
mas isso não adianta nada se não estivermos vivendo em total e completa submissão à orientação e à vontade dEle. Era isso o que se via na vida de Noé. O que Deus mais deseja é um povo que busque esse reavivamento e que tenha uma intimidade tal com Ele, que tenha na vida e no caráter as marcas desta comunhão.

A Bíblia nos diz que Noé era um homem íntegro e justo e que andava com Deus. O que isso significa?

1. Noé sabia o que queria. Ele não se preocupava com o que os outros pensavam dele. Sua maior alegria era fazer a vontade de Deus. Este era seu objetivo diário. Foi considerado insano. Foi ridicularizado, mas
manteve-se trabalhando, a despeito das oposições. Nada à sua volta era capaz de tirá-lo de sua missão, pois tinha claro em mente o que queria. Nós sabemos o que queremos? Temos claro o nosso alvo?

2. Noé vivia o que pregava. Por seu modo de viver, por seu exemplo e ações, contrariava e condenava o mundo em que vivia. Ele não o fazia apenas com o que falava, mas principalmente pelo que vivia. Ele não era do tipo “faça o que eu digo, mas não o que eu faço”! Noé Sabia que “muito mais poderosa que qualquer sermão pregado é a influência de um verdadeiro lar, no coração e na vida”. (Ellen White, O Lar Adventista, p. 352).

3. Noé era um evangelista. Ele clamava pelos pecadores e desejava que todos fossem avisados e tivessem a vida transformada pelo poder do Espírito. Eles ouviam diariamente as orações e a mensagem do fim que Noé lhes falava. Noé sabia que todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Para ele, “aquele que bebe da água viva faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo no coração é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão quase a perecer ansiosos de beber da água da vida” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 195).

4. Noé vivia pela fé e não pela vista. Pode ser que não vejamos de uma só vez o resultado de nosso trabalho, mas essa não deve ser razão para nos desencorajarmos. Olhe o exemplo de Cristo. Ele tinha inúmeros ouvintes, mas poucos seguidores. Veja o exemplo de Noé. Pregou para multidões por cento e vinte anos sem desanimar, mas vendo que seus esforços estavam sendo em vão. “A advertência de Noé tinha sido rejeitada pelo mundo, mas de sua influencia e exemplo resultaram bênçãos para a sua família. Como recompensa de sua fidelidade e integridade, Deus salvou com ele todos os membros de sua família. Que animação para a fidelidade paternal!” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 98). Mesmo que não vejamos o resultado de nossos esforços hoje, não desanimemos, pois sabemos que “nosso
trabalho para o Senhor jamais será em vão” (1 Co 15:58).

Vemos vez após outra histórias de pessoas que receberam um livro e o deixaram por anos pegando poeira na estante e, apenas depois de muitos anos, pelo poder do Espírito Santo, a semente produziu frutos. Vemos pessoas que oraram por familiares por décadas sem resultado e depois de vinte ou trinta anos, vêem aquele querido familiar descendo às águas batismais. Jamais esqueça que se não tivermos o privilégio de ver
em vida os frutos, um dia, no Céu, encontraremos aqueles que, por nossa dedicação e esforços, aceitaram e decidiram seguir a Jesus.

5. Noé sabia investir. Ele sabia colocar todos os seus sonhos e projetos naquilo que nem a traça nem a ferrugem consomem, pois sabia que era isso que o salvaria, bem como salvaria também a sua família. Ele deu tudo o que tinha para construir a arca, pois sabia que ela salvaria a sua família. Lembre que o melhor presente que você pode deixar, o melhor legado para sua família e amigos, é a herança eterna. Nada neste mundo é seguro; nada neste mundo satisfaz; nada neste mundo é para sempre; mas colocando nosso tesouro nas mãos de Deus, teremos retorno garantido.

6. Noé tinha uma comunhão íntima com Deus. A Bíblia declara que ele andava com Deus; que sua força vinha de sua conexão diária com Deus. Uma das características dos que buscam o reavivamento e a reforma verdadeiros é gastar a primeira hora da manhã na presença de Deus. Sem a certeza da companhia do Espírito Santo em nossa vida é melhor que ficarmos em casa, pois sem Deus não conseguiremos vencer as batalhas do dia. Como Jacó, devemos suplicar: “Não te deixarei ir se não me abençoares”. Noé era um homem de oração. Alguém que não planejava sem ter a orientação de Deus. Noé sabia
que sem o poder enviado do alto não venceria aquele que anda em derredor bramando como um leão buscando a todos que possa tragar (1 Pedro 5:8). Ele sabia que Satanás treme e teme diante da mais débil alma que se coloca de joelhos. Ele sabia que quando orava, os exércitos celestiais saíam em seu auxílio.

Muito mais breve do que imaginamos, este mundo não mais existirá. Muito mais rápido que sonhamos, veremos nosso Jesus voltando nas nuvens dos céus. Esta é nossa maior esperança; este é nosso maior sonho. Creio que você que veio aqui nesta manhã às vezes sente que parece impossível vencer o mundo e
seus desafios. Parece que não conseguirá chegar até o final da jornada. Quero lembrá-lo que aquele que perseverar até o fim será salvo. Aquele que não se conforma com este mundo, mas a cada dia decide renovar a maneira de viver e pensar, será herdeiro do reino celeste como foi Noé (Hebreus 11:7).

Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Em um mundo onde tudo era comum, Deus encontrou alguém incomum. Disposto a renunciar a sua vontade. Noé obedeceu a Deus a ponto de empregar tudo o que tinha na construção da arca. Sofreu
discriminação, desprezo, privações, mas, por sua obediência à vontade divina, Deus salvou, com ele, toda a sua família. O mundo de Noé foi destruído, mas, por sua fidelidade, Deus o protegeu e salvou. Não falta
muito para que este mundo também seja destruído. As evidências estão por todos os lados, e Deus promete que se formos fieis como Noé foi, se formos cristãos comprometidos como ele foi, Deus também nos salvará como o salvou.

Tome agora a decisão de ser um destes cristãos incomuns, obedientes a Deus de todo o coração. Dispostos a serem luzes brilhantes fazendo diferença em um mundo em trevas. Decida hoje que, como Noé, você também buscará o reavivamento e a reforma, andando com Deus a cada dia, como ele andou. Sendo diferente do mundo como ele foi. Obedecendo a Deus como ele obedeceu, e eu te garanto que como resultado de tua fidelidade e comprometimento, em Seu infinito amor e graça, um dia Deus dirá a você: “Vinde bendito de Meu Pai, possuí por herança o reino que preparei pra você desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário