Débora, cujo nome em hebraico significa abelha, foi a única mulher na linhagem dos juízes e a única entre os juízes a ser associada à profecia.
Uma das características excepcionais que ela demonstrou foi sua disposição de sair do papel tradicional das mulheres a fim de trazer bênção para seu país.
Débora nos dá o exemplo de uma mulher que estava disposta a ser usada por Deus.
Mas que período é esse em que Débora viveu?
Débora é descrita por sua grande habilidade como líder, pelo cargo importante que ocupou na sociedade, pelos benefícios que trouxe para sua nação. Entretanto, quando ela tem a oportunidade de descrever a si mesma ela usou as palavras “mãe de Israel” (Jz. 5:7). Sua posição era a de mãe de seus filhos biológicos e também de todos os filhos de Israel. Uma mãe sabe o momento de disciplinar os filhos quando estão no caminho errado para que se voltem para o caminho certo. Quando os filhos de Israel se esqueceram quem eram e a quem serviam, e davam ouvidos ao barulho da idolatria e dos falsos deuses, Débora, lembrou-os e guio-os em direção à vitória, à liberdade e à paz que vêm de ouvir a voz de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário