23/02/12
Ministério da Mulher implanta curso para formação de líderes
PROJETO FOI DESENVOLVIDO PELA SEDE MUNDIAL DA IGREJA ADVENTISTA

As aulas iniciaram no dia 16 de fevereiro para uma turma de líderes do Ministério da Mulher que atuam nas sedes regionais da Igreja Adventista em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A proposta é que a partir da formação da primeira turma o curso chegue às demais regiões. "As líderes dos campos estão vivenciando a iniciativa agora para que possam reproduzir nos seus campos de atuação", explica Denise Lopes, coordenadora do Ministério da Mulher no sul do Brasil.
Segundo a líder do Ministério da Mulher na região central do Rio Grande do Sul (ACSR), Dione Lanza, o objetivo do curso, em um contexto mais amplo, é formar líderes em cada igreja. "No território da ACSR, nossa meta é treinar todas as coordenadoras distritais até o final do ano", informa.
O curso é composto de quatro níveis e será semi-presencial. Parte das aulas vai ser acompanhada via-satélite. Para orientar a condução do programa há materiais de apoio (como apostilas), para professores e alunos. Também foi gravado um DVD com as aulas.
"Buscamos capacitar quem já está no exercício de suas funções e preparar outras para que assumam. O curso possibilitará que elas atuem como líderes não só de projetos do Ministério da Mulher, mas de qualquer outro relacionado aos demais departamentos", explica.
As aulas contemplam temáticas variadas: gerenciamento de departamentos e organização de projetos, aconselhamento, como lidar com finanças, como avaliar as necessidades das pessoas, como lidar com a diversidade cultural, dons espirituais, além dos temas específicos sobre o universo feminino (Ellen White e o Papel da Mulher, Questões Sociais e Legais das Mulheres, entre outras).
Durante a aula magna do curso, o presidente da Igreja Adventista para o Sul do Brasil, pastor Marlinton Lopes, falou sobre o resgate de princípios da liderança. "A maior evidência da nossa liderança ainda tem que ser o sacrifício focado no amor. Embora a cultura e a modernidade não exijam de nós mais tanto sacrifício, precisamos resgatar a essência da liderança de nossos pioneiros na fé", apelou.
"Não entraríamos em um avião sabendo que o piloto não está preparado. Essa comparação reforça a necessidade de bons líderes para atingirmos resultados ainda mais significativos na missão de salvar pessoas", realça a coordenadora do Ministério da Mulher.
O convidado para mediar a primeira aula foi o pastor e escritor Edinaldo Juarez Silva, autor da obra "Impacto dos Dons", publicado pela Casa Publicadora Brasileira.
Com informações e reportagem de Márcio Tonetti
Nenhum comentário:
Postar um comentário